quarta-feira, 7 de junho de 2017

2º Estágio - Escola de 1º Ciclo

http://68.media.tumblr.com/tumblr_lmpboilixo1qax7pp.jpg

Esta imagem foi retirada da internet


Como vocês sabem ou devem-se lembrar, no primeiro semestre, eu estive a estagiar num jardim-de-infância (cliquem aqui). Neste semestre, eu tive num ambiente diferente, isto é, numa escola primária. Eu e as minhas colegas fomos para a escola que estava mesmo ao lado da nossa faculdade e estivemos a assistir às aulas duma turma do 4º ano.



O que tenho eu a dizer sobre esta experiência? 



A exigência 



Esta experiência fez-me ter em conta um aspeto importante: o facto de as matérias, principalmente a matemática, estarem mais exigentes agora do que na altura em que eu andava na escola primária. Não sei até que ponto isso se torna bom para os alunos, assim como para os professores, porque isso leva a que os alunos tenham mais dificuldades, mas também a que os professores tenham uma maior exigência, porque saber explicar uma matéria com aquele grau de dificuldade, para crianças daquela idade, é bastante complicado.

 

O ambiente e as pessoas



Eu, pessoalmente, sempre me senti mais confortável com crianças dos 0 aos 6 anos. Aliás, até mesmo antes de ter entrado para este curso, já tinha essa ideia definida. Ao que parece, esta experiência não mudou aquilo que tinha em mente. No entanto, achei que o ambiente naquela escola era favorável. Observei que as crianças, apesar de, no geral, brincarem e interagirem bem uns com os outros, existia uma pouca diferença. Isto é, em certos momentos, reparei que elas estavam paradas ou mais calmas. Não sei se era impressão minha ou não, mas senti um pouco isso. Mas, apesar disso, achei as docentes simpáticas e acolhedoras e os alunos bem evoluídos. Em relação à professora, ela era simpática e uma boa profissional.

 


https://1.bp.blogspot.com/-CMCk_kbcp_c/WTfWV0IWiMI/AAAAAAAAABE/vpNYZ97pRakMxOvTBPp4LVMQqK4MS4SnACLcB/s1600/20170505_112853.jpg
Esta imagem é da minha autoria.

O impacto



Esta experiência teve um grande impacto nas minhas escolhas. Fez-me entender que entre os dois níveis de ensino, prefiro ser educadora de infância e não professora de 1º ciclo. No entanto, se tivesse que escolher este nível de ensino, optaria mais pelo 1º e 2º ano. Mas, infelizmente para mim, as professoras costumam dar aulas do 1º ao 4º ano.

Apesar disso, acho que é uma ótima experiência e oportunidade para termos uma maior visão daquilo que queremos seguir, pois, uma coisa é dizermos e pensarmos para nós mesmos que queremos ser aquilo e outra coisa é experienciarmos. Ter contacto com a profissão faz-nos entender se as nossas escolhas estão certinhas ou pode levar a que mudemos de ideias quanto ao nosso destino, como por exemplo: “Antes eu queria ser educadora, mas agora que estive a estagiar numa escola primária, adorei aquilo e comecei a pensar em talvez escolher 1º ciclo”. Para mim, a minha escolha não mudou. Aliás, fortificou-se.





Então, gostaram daquilo que leram? Para os futuros caloiros de Educação Básica, têm alguma dúvida acerca deste assunto?

Caso tenham, podem enviar-me o meu novo mail (aestudanteintrovertida@gmail.com) ou, então, podem perguntar pelos comentários.

Em relação aos antigos estudantes deste curso, o que têm a dizer sobre este tema?


2 comentários:

  1. Sem dúvida que ter a experiência de alguns locais de estagio vai ser muito bom para ti :)

    ResponderEliminar